Just in Time
O Just in Time surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à
Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
CONCEITO
O JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. – Não antes para que não se transformem em estoque, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO JIT
O sistema Just in Time não se adapta perfeitamente à produção de muitos produtos diferentes;
A gestão da linha de produção coloca ênfase na autonomia dos encarregados e no balanceamento da linha, na não aceitação de erros;
A produção deve basear-se em grupos de trabalho, onde trabalhadores multifuncionais iniciam e terminam um ou mais tipos de produtos, que serão utilizados pelo grupo seguinte;
A responsabilidade pela qualidade é transferida para a produção e é dada ênfase ao controle da qualidade na fonte;
É dada muita ênfase na redução dos tempos do processo, como forma de conseguir flexibilidade;
O fornecimento de materiais no sistema Just in
Time deve ser uma extensão dos princípios aplicados dentro da fábrica, tendo por objetivos o fornecimento de lotes de pequenas dimensões, recebimentos frequentes e confiáveis, lead times curtos e altos níveis de qualidade.
MÉTODO KANBAN
É o sistema de programação e controle de produção que é baseado no uso de "cartões“ para a transmissão de informações entre os diversos centros produtivos.
VANTAGENS DO JIT
Custos: dados os custos dos equipamentos, materiais e mão-de-obra, o Just in Time procura que eles sejam reduzidos ao essencialmente necessário. Qualidade: o Just in Time evita que os defeitos fluam ao longo do processo produtivo.
Flexibilidade: o sistema Just in Time aumenta a flexibilidade de resposta do