just-in-time
Just-in-time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just-in-time é de origem inglesa, e significa na hora certa.
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo que assenta no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
O Just-in-time também conhecido pelos cinco zeros Zero papéis Zero prazos Zero stocks Zero desperdícios Zero defeitos
O sistema Just-in-time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir stocks e os custos decorrentes do processo.
Com este sistema, o produto ou matéria - prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que é necessário, ou seja, os produtos só são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe stock parado. O próprio conceito do termo é relacionado com a produção, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria – prima e só depois fabricá-la ou montá-la.
Nas fábricas onde está implementado o Just-in-time o stock é muito reduzido. Os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time. Esta redução, gera eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir tal situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade