just in time
Baseado numa lógica que nada será produzido ao menos que seja necessário, o sistema de produção Just-in-Time é um tipo de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo , buscando a eficiência da produção pela eliminação completa de desperdícios proporcionando assim uma redução de custo no processo de produção, além disso, evita que os defeitos fluam ao longo da produção; já que sua meta é de nível zero de defeitos, os profissionais são constantemente treinados para controlar ou reparar possíveis defeitos antes do produto sair da fabrica para o cliente. Com a qualidade requerida, gerando assim um melhor atendimento ao cliente, fidelizando- o, atraindo novos clientes e fazendo a empresa expandir seus negócios.
Contando com varias ferramentas e técnicas, sendo uma delas a Kaizen, que é o processo de melhoria continua envolvendo todos desde gerentes a operários.
No sistema Just in time ocorre uma mudança na cultura organizacional. Nos processos de produção comuns, os funcionários das empresas somente obedecem às ordens superiores, no processo Just in time eles participam e influenciam a produção, criando uma ótima comunicação, e um ótimo trabalho em equipe.
Uma empresa que em sua linha de produção tem menos desperdícios de materiais, além do baixo custo com materiais não aproveitados, também tem menos lixo que iria parar de uma forma ou de outra em meio à natureza esperando por sua degradação. Podemos observar que todos ganham nesse processo. O sistema gera economia, eficiência, e em época de crise, não terá problema com estoque, pois ele não existe.