JUST IN TIME
Voltando-se a falar sobre o JIT que é o foco deste trabalho, se pode relacionar o sistema Just-in-Time com a Qualidade. O controle da qualidade refere-se a “embutir” a qualidade, e não “inspecioná-la” que também se refere a todo pessoal da planta com responsabilidade para manutenção da qualidade, não apenas “deixando a mesma para o departamento de controle da qualidade. Uma vez assumido essa responsabilidade, é permitido o JIT trabalhar corretamente.
Para implantar o JIT não é uma aplicação passível de ser feita de um dia para o outro para melhorar as formas de produção. A melhoria vem através da forma de visualizar os problemas com desafios e não ameaças, ou seja, problemas que podem ser resolvidos com bom senso e análise detalhada, rigorosa. Como o JIT requer um esforço em equipe, os problemas são tratados em um contexto de equipe. Educação contínua é absolutamente essencial se o sistema quiser evitar estagnação. No entanto, o JIT requer um investimento substancial no treinamento de pessoas em todos os níveis da organização para melhor compreender o que o sistema exige e como elas encaixam-se nele.
O JIT enfoca processos e não produtos e, portanto, pode ser aplicado a qualquer grupo de processos, da manufatura aos serviços. Visando sempre a sincronização e equilíbrio de informação e fluxo de trabalho, visibilidade total de todos os componentes e processos, melhoria contínua dos processos, abordagem holística da eliminação das perdas, flexibilidade no uso de recursos e