Just-in-time
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
UEA-EST
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
MANAUS-AMAZONAS
2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
UEA-EST
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
JUST IN TIME
Prof: Pedro Lobo
Alunos: Lucas Renck
Thaíse Cascaes de Moraes
Francisco Magalhães
Sérgio dos Anjos
Anderson Souza
Turma: EMC_T1
MANAUS-AMAZONAS
2012
INTRODUÇÃO
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.
O JIT é as iniciais de Just-In-Time/Total Quality Control, um método para gestão da produção. Como se pode perceber pela designação o controla da produção é feito enquanto o bem é produzido, e não no fim. Inclusivamente, o controle é feito pelos próprios operários. O princípio base do JIT é evitar enormes armazéns de stocks e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.
Just in Time
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no