just in time
O principal intuito deste trabalho, além de apresentar o método, é a idéia por detrás e o modo como surgiu. Em um momento importuno de crise, surge esta maravilhosa solução que resolve problemas de altura e que se mostra duradoura e marcante.
O JIT é um método que gira em torno da união do grupo e ao esforço dos funcionários que é mantida desde os níveis mais baixos da gestão.
Nos dias de hoje, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. E já visando uma maior eficiência e lucratividade, muitas destas empresas resolvem adotar técnicas alternativas.
Após o surgimento da técnica JIT, ela vem tendo um volumoso e merecido destaque em todo o mundo, tendo em vista a grande necessidade de redução de custos à área de produção.
Tentaremos mostrar neste trabalho de forma clara e consisa, que a filosofia pode ser traduzida em: produção sem estoques, eliminação de desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo, etc.
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just In Time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
Surgimento do Just In Time
Segundo Laugeni, 2005, o Sistema Just In Time (JIT), foi desenvolvido na Toyota Motor Company no Japão por Taiichi Ohno com foco na redução de desperdício. O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo (just in time) de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformados em peças. A ideia dos japoneses é produzir pequenas quantidades para corresponder à procura, enquanto que os ocidentais produzem grandes quantidades de produtos