Just in Time
Para uma melhor compreensão sobre o termo just-in-time (JIT), buscouse primeiro entender sua origem, seu uso na Administração da Produção e, posteriormente, sua utilização em outras organizações que buscam atender às necessidades dos clientes e consumidores com eficiência e, acima de tudo agregando valor aos produtos e serviços comercializados.
O objetivo desse artigo consiste em pesquisar na filosofia JIT , uma ferramenta que a organização moderna utiliza na busca da melhoria contínua dos seus processos, cujo objetivo central consiste em identificar nas farmácias o uso da filosofia JIT a serviço de cliente.
CONCEITOS
De acordo com Schonberger (1984), idealizador da expressão JIT , a filosofia just-in-time derivou-se do sistema “apenas a tempo”, e que, a idéia do JIT foi encampada então por outras fábricas de equipamentos originais que passaram a solicitar às suas fornecedoras entregas “apenas a tempo”.
A idéia do JIT caracteriza-se em adquirir materiais apenas a tempo de serem transformados em peças fabricadas, em fazer peças apenas a tempo de entrar nas submontagens, em submontá-los apenas a tempo de montá-los em produtos acabados e, finalmente, em entregar produtos apenas a tempo de ser vendidos ao consumidor final (Schonberger , 1984).
Para Ballou (2006, p.345), JIT consiste em “uma filosofia de planejamento em que todo o canal de suprimentos é sincronizado para reagir às necessidades das operações dos clientes”. Embora seja grande a probabilidade de que se precise trabalhar bem mais na gestão do canal de abastecimento sob uma filosofia JIT do que sob uma filosofia de fornecimento a partir de estoques, seu benefício é operar o canal com o mínimo de estoque possível e as economias e/ou melhorias nos serviços disso resultantes (Ballou, 2006).
Conforme Dear (1991),