condiçoes necessaria
Uma condição necessária é uma condição ou acontecimento que tem de estar presente antes de uma outra condição ou acontecimento acontecer. Por exemplo, para haver fogo é necessário haver oxigénio.
Já a presença de uma condição suficiente por si só garante a ocorrência de outra qualquer condição ou acontecimento. Por exemplo, para a água congelar é suficiente que a sua temperatura baixe dos 0º.
Repare-se na proposição “Se fervermos a água os germes que ela contém morrerão.” A este tipo de proposições do género “se p então q” dá-se o nome de condicional. Se olharmos com mais atenção para as condicionais compreenderemos melhor a questão das condições necessárias e suficientes.
No exemplo em cima sabemos que se a água foi fervida, então os germes morreram. Para matar os germes é suficiente ferver a água. Mas será necessário? Tentemos virar a proposição ao contrário. Se soubermos que os germes estão mortos, sabemos automáticamente que a água foi fervida? Óbviamente que não. Os germes podem ter sido mortos de outra forma qualquer (adicionando cloro, por exemplo). Como tal ferver a água é uma condição que não tem de estar presente para que os germes morram, ou seja, não é uma condição necessária.
Segundo Phill Washburn “é mais fácil encontrar condições necessárias para um acontecimento que condições suficientes”, isto porque normalmente um acontecimento tem várias causas possíveis, ou seja vários factores podem contribuir para um mesmo acontecimento. condição necessária e suficiente
Uma condição necessária e suficiente para ser F garante a coincidência entre F e essa condição. Por exemplo, uma condição necessária e suficiente para ser água é ser H2O. Isto significa que tudo o que for H2O é água, e tudo o que for água é H2O. Exprime-se muitas vezes uma condição necessária e suficiente usando uma bicondicional; por exemplo: Sócrates era ateniense se, e só se, nasceu em Atenas. Encontrar condições necessárias e suficientes é