Condições necessarias para a manutenção do equilibrio de objetos incluindo situações no ar ou na agua
Pelo Princípio de Arquimedes:
R = P - E aonde P é a força peso
E é o empuxo. Se um corpo está imerso em um fluído (líquido ou gás) ele, o fluido, exerce uma força sobre o corpo, chamada de empuxo. aonde R é a resultante das forças. R = ma pela Segunda Lei de Newton.
Assim
P - E = ma no equilíbrio a = 0. Portanto
=====
P = E
=====
processo de ampliaçao de forças em ferramentas,instrumentos ou maquinas
Para ampliar forças você pode fazer uso de: alavancas, roldanas, talhas de potências, prensa hidráulicas, etc. Existe uma variedade muito grande destes equipamentos.
Energia mecânica
Energia mecânica é, resumidamente, a capacidade de um corpo produzir trabalho.
Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial "p".
Uma força é classificada como sendo conservativa quando um trabalho realizado por ela para movê-lo de um lugar a outro é independente do percurso, isto é, do caminho escolhido. Esclarecendo: para carregar um saco de batatas e transportá-lo morro acima, o caminho escolhido pode ser mais longo, caminhando circularmente ou um caminho mais curto e reto, mas através de uma ladeira íngreme. A força gravitacional é um tipo de força conservativa. Um exemplo de força não conservativa é a força de atrito que também é chamada força dissipativa.
Há uma lei fundamental da Física que é a da conservação da energia mecânica de um corpo: E = K + U = constante, se um corpo está sob a ação somente de forças conservativas. Isso equivale a dizer que se a energia cinética de um corpo