Just in time
Princípios e Ferramentas
“Dentro dos conceitos da Engenharia de Produção e da Administração de Empresas, o sistema Just in Time em linhas gerais determina que nada deve ser fabricado, montado, comprado ou transportado antes da hora certa”
INTRODUÇÃO
Com a globalização as organizações buscam constante inovação em seus processos utilizando-se de novas metodologias, como ferramentas de melhoria de produção e de qualidade de serviços prestados, objetivando alcançar a excelência em seu empreendimento. Uma das praticas mais utilizadas atualmente, principalmente nas empresas automobilísticas, que procuram alta eficiência e estoques reduzidos é o processo Just-In-Time.
A filosofia Just-In-Time surgiu como uma alternativa de coordenar a produção com a demanda, já que o principio da filosofia é puxar a produção a partir do mercado, tendo como principal resultado a racionalização dos recursos de produção (Correa, Gianesi. 1996).
O mercado automobilístico mundial tem evoluído muito nas últimas cinco décadas, destacando-se as indústrias de veículos japonesas, as quais utilizam largamente as ferramentas e técnicas da filosofia Just in Time (JIT). Com isso, buscam atender as necessidades atuais do mercado, com produtos de alta qualidade e baixos custos.
Este sistema procura a eliminação dos desperdícios, a redução de estoques (tendendo a zero) aumento da agilidade e flexibilidade nos processos produtivos, buscando com isso a redução de custos e aumento da produtividade.
Segundo Tubino (1999) um sistema produtivo eficiente, buscando um melhoramento contínuo no atendimento das necessidades dos clientes, com um sistema de relacionamento efetivo fornecedor / transportador / empresa, onde todos ganhem através da eliminação de atividades improdutivas (estoques, movimentações, inspeções, etc) é o que podemos chamar de cadeia de abastecimento JIT completa.
Para implementar um sistema de abastecimento JIT, é importante desenvolver algumas práticas, entre elas:
-