Juros
O regime de capitalização simples mostra o capital aumentando de forma linear, entretanto este regime raramente é utilizado por instituições financeiras na modalidade de empréstimo, visto que na modalidade de capitalização composta obtem-se lucros bem maiores.
No ambiente empresarial o ideal era que o recursos fossem aplicados em regime de capitalização composta, e os emprestimos no regime de capitalização simples, porém isto não é um realidade fácil de ser encontrada, quase que todas as instituições financeiras não praticam sistema de capitalização simples.
Fazendo uma comparação, o regime de capitalização simples é ideal para quem procurar por captação de recursos, todavia para quem procura por aplicações financeiras o regime de capitalização composto é a modalidade mais adequada visto que o crescimento tende a ser de forma exponencial.
Em geral, os juros simples são empregados em contratos como aluguéis de imóveis ou parcelas de financiamentos de compra de bens, cujo pagamento é feito com atraso de alguns dias.
Em geral, na capitalização composta os juros de cada período são somados ao principal, passando a produzir juros no período seguinte.Podemos citar como exemplos:
a)o investimento em que o valor principal e os juros são resgatados integralmente, após o período de sua aplicação;
b) um empréstimo a ser resgatado com os juros acumulados, em única parcela, no final do prazo