Violencia domestica contra crianças e adolescentes
DAWKINS, Richard. Os tipos religiosos ( Esta foi uma palestra de Richard Dawkins extraída do Nullifidian- Dezembro 1994).
“Religiosos dividem-se em três grupos principais quando confrontados com a ciência. Vou agrupá-los em os “sabe-nada”, “os sabe-tudo” e os “não-tem-nada-a-ver”
“Os “Não-tem-nada-a-ver” já se conformaram com o fato de que a religião não pode competir com a ciência em seu próprio terreno. Pensam que não há nenhuma disputa entre a ciência e a religião, porque simplesmente tratam de coisas diferentes.”
“São igualmente verdadeiras, mas cada uma a seu modo.”
“Os “Sabe-nada”, ou os fundamentalistas (...) são fiéis a história. Reconhecem que até recentemente uma das principais funções das religiões era cientifica: a explicação da existência, do universo, da vida. Historicamente, a maioria das religiões sempre foi cosmológica e biológica.”
“São também fiéis à história porque não se pode escapar das implicações científicas da religião. Um Universo com um Deus seria completamente diferente de um sem. (...) Assim, as afirmações mais básicas da religião são científicas. A religião é uma teoria cientifica.”
“Meu terceiro grupo, os “Sabe-tudo” (...), pensam que a religião é uma boa para as pessoas, e talvez até mesmo para a sociedade. Talvez boa porque os consola na morte ou aflição, talvez porque forneça um código moral.”
“Não importa se a crença religiosa é ou não verdadeira. Talvez não haja um Deus; nós, os instruídos, sabemos que não existe quase nenhuma evidência para tal (...). Mas a massa sem educação precisa de um Deus para mantê-la fora do crime ou confortá-la na aflição. O fato de Deus provavelmente não existir pode ser deixado de lado no interesse em um bem social maior. Não preciso dize mais nada sobre os “Sabe-tudo”, porque nunca declarariam ter qualquer coisa para contribuir à verdade cientifica.”
“Retornarei agora aos “Não-tem-nada-ver”.
“Deus não é um velhinho de barba branca no céu. Bem, então, o que é