VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
RESUMO
Este artigo tem por finalidade conhecer, de forma mais aprofundada, o impacto da violência doméstica contra crianças e adolescentes, fenômeno este, que vem aumentando cada vez mais. Mostrando os principais tipos de violência e as consequências que estas podem provocar no processo de formação desses jovens. E a partir de então, poder intervir nessa realidade, criando estratégias de análise para auxiliar pessoas que atuam diretamente com crianças e adolescentes, para que estes possam estar identificando casos e até mesmo evitando um desfecho fatal ou traumático para as vítimas.
Palavras- Chaves: Violência domestica,crianças, adolescente.
___________________
INTRODUÇÃO
O conhecimento atual sobre a violência ainda está em processo de elaboração devido à dificuldade do tema. Mas graças a fontes históricas podemos ter acesso a uma parcela significativa deste saber e acompanhar a trajetória da violência humana desde os tempos remotos. Sendo que, este é um problema social grave que atinge toda a população e precisa ser estudada.
Inúmeras são as formas pelas quais a violência se expressa, adaptando-se às especificidades culturais e às possibilidades de cada momento histórico. Sendo que, as vítimas podem se tornar agressoras, evidenciando a complexa e infindável trama existente (ASSIS,1994). Segundo Rosas,Cionek, 2006,p.11 a violência doméstica pode ser definida como sendo:
todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes que, sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima, implica numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, por outro lado, numa coisificação da infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser