VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES
MARIA DE FÁTIMA MARIÁ DIAS BRAGA
ROSEMARYNA COSTA ALMEIDA
RELATÓRIO FINAL
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM OS USUÁRIOS ATENDIDOS NA SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITABUNA, BAHIA
Itabuna, Bahia
2012
INTRODUÇÃO
O estágio curricular supervisionado, considerando a legislação vigente, é a disciplina que oportuniza o exercício da atividade profissional que será exercida, sendo, portanto, um momento formativo em que se deve priorizar a vivência do aluno na realidade profissional.
Considerando, portanto, o disposto na legislação vigente, o estágio supervisionado é concebido como tempo de aprendizagem, pois demandará uma relação pedagógica entre um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário, intermediados pela ação de orientação e acompanhamento do professor de estágio. O estágio curricular é o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que, tornar-se-á concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário (LEI FEDERAL nº 8.859/1994).
Compete ao aluno estar atento, demonstrar seu conhecimento pela teoria aprendida, realizar seu trabalho com dignidade procurando, dentro da sua área de atuação, demonstrar que tem competência. Quanto à atuação das empresas, são responsáveis em favorecer o ambiente favorável para a aplicação dos conhecimentos teóricos à prática. Compete às instituições, dentro da nova visão de ensino, oferecer subsídios para que as organizações recebam condignamente os estagiários.
O Estágio Supervisionado II do Curso de Graduação em Serviço Social – UNITINS, realizado pelo grupo de intervenção da secretaria de Assistência Social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) – Itabuna-Ba, que aconteceu entre os meses de Maio a Julho de 2011. Atuando junto com a Secretaria de Assistência Social (SAS). A missão