juros
Os juros simples seu calculo é feito em relação ao capital inicial, de período a período ou no final da aplicação. Assim, o valor do juro é constante a cada período.
Os Juros Compostos, o calculo é feito em relação ao montante que tem o início a cada período. Desse modo, o final de cada período o juro é acrescentado ao capital.
O montante é a soma do Capital com os juros acumulados, conhecido como Valor Futuro. A grande diferença dos juros é que no final das contas quem financia por juros simples obtém um montante (valor total a pagar) inferior ao que financia por juros compostos. Capital é o valor que financia, seja na compra de produtos ou empréstimos. a taxa de juros. Utilidade: Quando se deseja calcular a taxa de juros de um financiamento (i) a partir do valor das parcelas (PMT) e do financiado (PV), ou determinar a taxa de rendimento (i) de uma aplicação em que um único valor foi depositado (PV) e depois de certo tempo foi resgatado (FV) n – tempo ou número de períodos. Utilidade: Quando se deseja calcular quanto tempo um capital (PV) deve ficar aplicado para se ter o direito de resgatar um valor desejado (FV), ou determinar quantas parcelas (n) seriam necessárias para se acumular certo valor de resgate (FV), ou saber quantas (n) parcelas fixas (PMT) serão necessárias para que um valor financiado (PV) seja pago, dado uma taxa de juros.
VP – valor presente, valor principal ou capital. Utilidade: Quando se deseja calcular o valor uma mercadoria (PV) a partir do valor das parcelas (PMT), ou determinar o valor que se deve aplicar hoje (PV) para ter o direito de receber determinada quantia no futuro (FV).