“ As mudanças que os professores devem sofrer para realizarem um trabalho pautado na tendência atual do ensino de ciência”
Unidade Pedagógica –
Disciplina: Fundamentos e Didáticas das Ciências Naturais I
Curso- Normal Superior
Aluna:
Tutora:
Data:
“ As mudanças que os professores devem sofrer para realizarem um trabalho pautado na tendência atual do ensino de ciência”
Na década de 60, o profissional da área de educação era considerado detentor do saber e transmissor do conhecimento acumulado. no cenário social destacavam-se aquele que detinham acesso facilitado á educação. Os militantes dominavam a política e isso era refletido claramente nos objetivos proposto para a educação. A medida que ocorreram modificações políticas econômicas, a educação pode ser estendida ás massas populares cumprindo, assim, seu papel de niveladora. O educador, no entanto, deixou de contar com uma estrutura educativa adequada aos pressupostos do ensino, o que se refletiu numa desvalorização do processo educativo, bem como o do professor. ficamos numa situação com a que se encontra até os nossos dias, de uma maneira geral podemos dizer que muitos de nós não dispõem de tempo e recursos para investir na profissão, o que não deve consistir em empecilho para a realização de um trabalho consciente, bem fundamentado, más há, certamente de tornar nossa pratica mais vagarosa. Os aspectos da pratica de um profissional de educação devem ser alvos de constante preocupação, reflexão e cuidados. se desejamos levar nossos alunos ao desenvolvimento de habilidades que de fato irão subsidiar sua vida, precisamos repensar nossos objetivos, devemos pautar nossas ações focando também o aluno, fazendo com que ele se sinta importante no processo e, mais que isso, que sinta necessidade de saber mais a respeito do que já fala ou até mesmo que possa reconstruir o que estiver confuso ou equivocado. Quando não consideramos o que a criança o que a criança tem a falar sobre o tema que lhe propomos ou até mesmo que seja outro que para ele naquele momento