trabalho micrometros
SUMÁRIO 4
1. Introdução
Garantir a qualidade do produto final. Reduzir o consumo e o desperdício de matéria-prima. Aumentar a produtividade e atender às exigências do mercado e da sociedade. Estes são alguns dos benefícios perpetuados pela Metrologia Industrial, ciência de medição que controla os processos produtivos industriais.
A Metrologia é um diferenciador tecnológico ao passo que resguarda a ética e o profissionalismo das empresas, fazendo com que sejam vistas com maior credibilidade pelo mercado. Por meio desta ciência, assuntos como segurança, saúde e meio ambiente são preservados.
2. Definição
O micrômetro é um instrumento de medição de medidas lineares utilizado quando a medição requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
O Princípio de medição do micrômetro baseia-se no sistema porca-parafuso, no qual o parafuso avança ou retrocede na porca, na medida em que este é girado em um sentido ou noutro em relação à porca.
3. Histórico
Jean Louis Palmer apresentou, pela primeira vez, um micrômetro para requerer sua patente. O instrumento permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.
Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na França, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer.
Em 1890, Laroy S. Starrett patenteou um micrômetro mais aperfeiçoado, utilizando uma tampa para a haste, um módulo que aumentou a velocidade de medição e outras melhorias, o que transformou a versão antiga deste instrumento em uma ferramenta extremamente moderna, que mantém até hoje o mesmo princípio de funcionamento. Laroy S. Starrett é o fundador da Starrett, atualmente uma das maiores fabricantes de ferramentas e instrumentos de medição do mundo, com sede em diversos países.
4. Princípio de funcionamento
O