JUNTA COMERCIAL E SUAS DISPOSIÇÕES
Ediane Marangon¹
Fabrício Devenz
Lorena Camaño
Rafael Consoni
Venicius Sartori
Resumo: O artigo visa descrever a evolução, conceituação, função e estrutura da Junta Comercial. Sendo resultado de uma pesquisa de campo e revisões bibliográficas. É de natureza explicativa, onde iremos apresentar a empresa escolhida e a pesquisa realizada para compreendermos melhor o assunto. A pesquisa será feita através de questionário enviado ao responsável da mesma. Por fim concluiremos o trabalho, apresentando os principais pontos da pesquisa e sua importância para nós, alunos de relações internacionais.
Palavras-chave: Junta Comercial. Função. Empresa.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo trata sobre a Junta Comercial, que são o órgão de registro da atividade das sociedades empresariais, abordando a sua evolução histórica no Brasil, bem como suas funções e conceitos.
Para nos assegurarmos de sua eficácia, vamos apresentar uma pesquisa, feita em um escritório contábil, através de um questionário direcionado à empresa, bem como a apresentação da mesma. Este estudo é de importante relevância para compreendermos melhor a matéria.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 História e evolução das Juntas Comerciais no Brasil Os primeiros serviços de registro do comércio foram criados na época do Brasil Colônia, com a instituição das Mesas de Inspeção em 1751, quando, devido ao fraco desenvolvimento das atividades econômicas, ainda não se fazia notar a necessidade de um órgão que registrasse a criação de empresas mercantis e com isso disciplinasse suas atividades. Essas tinham por finalidade promover a agricultura e o comércio das Capitanias Hereditárias. Eram voltadas mais para o comércio externo, pois o comércio interno era ainda pouco desenvolvido, situando-se, portanto, apenas nas principais cidades marítimas.
A partir dessa época, os serviços foram evoluindo, conforme a seguinte cronologia:
1808 - criação da Real Junta do