Irajá (dentro das regras da abnt)
DEPARTAMENTO DE (DISCIPLINA)
NOME DOS INTEGRANTES
POR DENTRO DE IRAJÁ
Duque de Caxias
2013
NOME DOS INTEGRANTES
POR DENTRO DE IRAJÁ
Trabalho apresentado à disciplina de geografia.
Professora Adoracion Soares Otero.
Introdução
O bairro de Irajá possui grande riqueza histórica. Antes da grande extensão de terras, foi habitada por índios e tornou-se sesmaria, passando pelas mãos de ilustres figuras, como religiosos, fazendeiros produtores de açúcar e políticos.
A Região Irajá pode ser considerada o berço dos subúrbios cariocas, já que, como outras sesmarias, foi desmembrada ao longo do tempo, moldando o mapa que hoje conhecemos.
Desde sua época rural, Irajá é uma região importante, antigamente com o abastecimento, principalmente alimentício, e atualmente com o comércio. Hoje é habitado por pessoas tanto de classe média, quanto de classe baixa, moradores que trabalham, mas não deixam a alegria de lado.
Localização
Irajá é um bairro de classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, localizado no subúrbio carioca, o bairro é cortado pela Avenida Brasil. Atualmente é considerado um bairro de porte médio, com pouco mais de cem mil habitantes. Faz divisa com os bairros de Brás de Pina, Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Turiaçu, Rocha Miranda, Colégio, Coelho Neto, Acari, Pavuna, Jardim América, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cordovil e Vista Alegre.
Levantamento histórico
A origem do nome Irajá tem duas versões. Na primeira, segundo Teodoro Fernandes Sampaio, “Irajá” significa “O Mel Brota”. A região era assim chamada pelos índios muduriá que habitavam as terras. Na segunda o nome viria de “Aribo”, de “alto” e “Yá”, “brotar”, ou seja, “rio que brota do alto do morro e cai abaixo”, referindo-se ao rio Irajá, que nasce no