juizo de fato
O juízo de fato é uma ponderação sobre algo real. Ele representa uma tomada de conhecimento da realidade. Sua formulação tem como finalidade apenas informar, pois se trata de uma constatação objetiva.
Exemplo:
Se dissermos: “Está chovendo”, estaremos enunciando um acontecimento constatado por nós e o juízo proferido é um juízo de fato.
6. O que é um juízo de valor? Dê exemplos?
Um juízo de valor é um juízo sobre a correção ou incorreção de algo, ou da utilidade de algo, baseado num ponto de vista pessoal.
Exemplo:
"Os Nardoni mataram a Isabela sem motivo, e friamente, e por isso merecem serem julgados e condenados às penas da lei, pois o que fizeram 'é errado'“.
7. Por que os juízos de valor são normativos? Juízos de valor avaliam coisas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis e indesejáveis. É o juízo que denuncia obrigações e avaliam situações segundo o critério do correto e do incorreto.
8. Qual a origem da diferença entre juízos de fato e juízos de valor? Explique ?
É a diferença entre a natureza e a cultura. O juízo de fato é constituído por estrutura e processos necessários que existem em si e por si mesmas . já o juízo de valor nasce da maneira de como os seres humanos interpretam a si mesmos e sua relação com a natureza,acrescentando-lhe sentidos novos , intervindo nela, alterando-a através do trabalho e da técnica, dando-lhes valores .