Juízo de fato e juízo de valor
No entanto, quando Angélica fez a mesma pergunta ao pastor Henrico Ficahey, este lhe respondeu que preferia a vida: (3) Primeiro, porque o direito à vida é um bem muito precioso ao ser humano. (4) E, segundo, porque as pessoas em geral gostam de estar vivas e não desejam morrer tão cedo.
Por que é correto afirmar que as afirmativas 1 e 2 são juízos de fato e as afirmativas 3 e 4 são juízos de valor?
R=
As afirmativas 1 e 2 consideradas “Juízo de Fato” tem no teor de suas respostas expressam uma realidade natural, onde as coisas são determinadamente explicadas, como se seguissem uma ordem cronológica das coisas. Dando a idéia do que é, como são e o porquê.
Já nas afirmativas 3 e 4 consideradas “Juízo de Valor” fica explicito que os valores de um fato ou acontecimento são mais importantes, se proferem a partir da moral de seus princípios. E principalmente não precisa de algo que comprove aquilo, pois simplesmente acredita-se.
Observa-se ainda que os entrevistados foram um físico e um pastor, duas pessoas com idéias e ideais bem diferentes, e suas afirmativas se encaixaram exatamente na realidade que eles se integram dentro do