Juizados especiais
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
CEZAR BALBINO RODRIGUES DA GAMA
SEMINARIO DOS JUÍZADOS ESPECIAIS
Barra do Garças – MT
Abril, 2013
CEZAR BALBINO RODRIGUES DA GAMA
SEMINARIO DOS JUÍZADOS ESPECIAIS
Barra do Garças – MT
Abril, 2013
JUIZADOS ESPECIAIS
A palestra foi presidido pelo Dr°. Fabio Arthur da Rocha Capilé, presidente do Instituto dos Advogados do Mato Grosso e Dr°. Giorgio Aguiar da Silva, conhecedor em direito processual Civil formado pela fundação escola do ministério publico de MT.
O seminário buscou passar aos acadêmicos, estagiários e advogados presente o entendimento sobre os processos de conhecimentos, mostrou que a OAB esta entre as diversas instituições jurídicas a oferecer oportunidade aos formandos de direito, após a conclusão do curso, frisou sobre o crescimento da advocacia regional e a desenvoltura do ensino jurídico em Barra do Garças.
Capilé uns dos anfitriões da noite começou dizendo sobre o valor que as sistemáticas possuem dentro dos juizados especiais, contou-nos sobre a historia e as problemáticas, conforme ele os juizados especiais surgiu por volta da década de 80, com finalidade não especifica de levar a cidadania para dentro da sociedade de forma geral, sua primeira ideia era a tentativa de desinchar o poder judiciário, onde se encontrava bastante inchado, com a criação de juizados de pequenas causas, a CF observando a existência da problemática do poder judiciário fez com que a efetivação dos juizados especiais fosse concretizada.
O palestrante Capilé comentou sobre os princípios básicos dos juizados especiais adequado para seu direcionamento e o seu funcionamento correto. Sendo os princípios da CELERIDADE, ORALIDADE INFORMALIDADE, SIMPLICIDADE E ECONOMIA PROCESSUAL, são princípios da mediação e