Jud Historia Da Educa O
EUZITA DE OLIVEIRA ALMEIDA
FELLIPE CÉSAR VITOR
LUZIÂNIA – GO
27 DE FEVEREIRO DE 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO OESTE - UNIDESC
Intensivão – Educação Física
Prof°(a) Orientador(a): Roseny
Alunos: Euzita Almeida e Fellipe César
Componente curricular: História da Educação
Luziânia – GO
2015
A História do Judô
Judô é uma palavra que se decompõem em Ju e Do.
Ju significa agilidade, não resistência, suavidade; Do, traduz-se por via, meio ou caminho.
Assim, judô é “a via da não resistência“ ou “o meio ágil“, o caminho que leva a uma vida equilibrada, utilizando um método de educação física e mental baseado numa disciplina de combate com as mãos nuas. Originou-se do jiu-jítsu cuja história é de difícil relato pela falta de documentos comprovadores de sua origem. O judô moderno vem dos anos 1882, derivado de formas de combate em voga no século XVI, em pleno feudalismo nipônico.
Essa arte guerreira de luta corpo a corpo, é geralmente chamada jiu- jítsu _ técnica da ligeireza, segundo alguns historiadores a japoneses vem já do ano 660 a.c.. Na antiguidade a luta não era praticada como desporto “era, simplesmente, o meio de fazer os outros chegarem á razão, pela força” ou as vezes, ás “finalidade era suprimir um inimigo”
Os métodos de combate foram melhorando conforme o progresso da civilização; os chineses e os egípcios já usavam notáveis técnicas de luta.
A luta corpo a corpo e as outras artes marciais encontraram campo fértil para se desenvolvem no Japão, quando vivia o regime feudal do imperador e o país estava dividido em distritos militares e eram guerreiros temíveis.
A influência da cultura chinesa no combate de mãos nuas foi considerável, pois a china aplicava métodos aperfeiçoados de luta; a sua filosofia, a sua medicina e a sua ciência em geral, haviam originado