Importancia do ludico
Autor: José dos Reis Sousa CESUBE: Centro de Ensino Superior de Uberaba Uberaba(MG); 2008.
RESUMO
Esta monografia pretende, através de uma revisão bibliográfica, descrever a importância do lúdico no ensino do Judô para alunos de 04 a 14 anos de idade, sua evolução histórica, desde a criação do Jiu-Jitsu, arte da qual é originário, até os dias Para tal, verificou-se: os estudos feitos pelo mestre Jigoro Kano para transformar o Jiu-Jitsu em Judô; a chegada do Judô ao Brasil, com o Conde Koma; e a introdução do Judô como disciplina da Educação Física. Conclui-se que o Judô, além de ser um esporte, é um método de educação física e moral através da luta. Além de ser também uma arte marcial de origem muito antiga. O ensino do Judô tem se desenvolvido ao longo dos séculos de forma evolutiva, significativa e obediente a regras e técnicas nipo-ocidentais. A temática em apreço oferece oportunidade de, através da leitura cientificamente orientada, aperfeiçoar o acervo literário específico e melhorar o entendimento da importância do lúdico nas aulas de Judô.
Palavras Chave: Lúdico. Disciplina. Judô. Alunos de 04 a 14 anos de idade. Jigoro /kano.
INTRODUÇÃO
A Educação Física em nosso País foi reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto Lei 1212/39, que oficialmente inclui o curso superior de Educação Física confirmada pela na LEI Nº. 9.394 /96 de 20 de dezembro de 1996 que normaliza “As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)”, e que manda nos artigos seguintes:
Art. 26, parágrafo 3º - “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Art. 27, inciso IV -