jucieli
Origem.
A definição de ética surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente Sócrates, conhecido como “pai” da ética. Para os gregos, o individuo ético seria aquele que cumprisse com os deveres definidos como corretos na sociedade em que ele vivia.
Conceito
Segundo Ferreira (2005; p. 385), a ética pode ser definida como “o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e mal”. Ou ainda, um “conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”. Muitas pessoas confundem ética com moral, mas a ética, como teoria que é, busca mostrar o que é aceitável na sociedade. A moral, por sua vez, é conjunto de normas que norteiam o comportamento do indivíduo em seu grupo social. Como a ética é teórica, é possível ensiná-la e, recebemos este ensinamento desde o nosso nascimento, quando nossos pais transmitem a noção “de bem e mal”. Nós aprendemos que devemos praticar o bem, portanto sendo um erro muito grande passível de castigos praticar o mal (Alencastro, 2010).
Uma Outra Visão.
-Defendo que não há como uma empresa ensinar a um empregador a ser ético, pois a ética é um valor do ser humano. Não há como ter um comportamento ético na empresa e ser ante – ético fora dela. A ética é um principio de vida, de caráter cultural, que deve ser aplicada tanto nas relações pessoais como nas relações profissionais sejam da esfera pública ou privada (Goldenberg, 2012).
Ética, Moral e Direito.
-Moral: conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano.
-Direto: acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre duas pessoas.
Assim, a ética se refere ao comportamento humano, orientado por regras de boa conduta na convivência em sociedade.
Existe um único comportamento¿ Todos se comportam da mesma forma dentro e fora do ambiente de trabalho¿
Empresa Ética
“A empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos com todos os compromissos éticos que tiver.”
“Ou seja,