Joyce
Aula do dia 17/05
Estruturas de controle
Semelhanças dessas estruturas em outras linguagens; Bloco de comando: Um agrupamento de instruções dentro de uma estrutura de controle.
Tipos de estruturas de controle: Estrutura de seleção Ou estruturas condicionais; Sua função é validar condicionais e comparar o resultado das condições; Depois da validação acontecerá a execução dos blocos de comando de acordo com o resultado da comparação. If Muito utilizado nas linguagens de programação; O if só executará o bloco de comando se a condição for verdadeira; Exemplo:
If...else Serve para mostrar algo quando o if der falso, ou ainda fazer outra condição, onde existiria um encadeamento de ifs e elses. If(condição); Instrução; Else(condição); Instrução;
Exemplo: Switch Utilizada quando precisamos comparar o valor de uma variável ou de uma mesma com vários valores. O código fica mais enxuto do que usar o if e else.
Exemplo:
Aula do dia 24/05
Estruturas de repetição - São usadas para se repetir algo até que a condição fique falsa.
Tipos de estruras de repetição:
While A condição dentro do parênteses deve ser verdadeira para o que vem depois seja executado.
Exemplo:
Do while
Em vez de verificar a condição no começo, verificar no fim. Assim as instruções rodam uma vez antes de verificar. Exemplo:
For Executa as instruções se a condição for verdadeira, existe uma variável contadora, usamos o for quando conhecemos o começo e o fim de uma lista; Ajuda no trabalho com o array;
Exemplo:
Estruturas de quebra de fluxo Serve para parar a execução de uma instrução, que está dentro de um loop e continuar as condições seguintes. Tipos de estruturas de quebra de fluxo: Break Nesse tipo, a execução das instruções é parada imediatamente, e dá continuidade as outras instruções definidas.
Exemplo:
Continue