Spda - básico
A atividade propõe a realização de um pequeno relatório descrevendo o que é e para que serve um SPDA. A descrição da residência em que o aluno mora e o nível de proteção necessários para a moradia são tópicos necessários para a realização deste.
2. Metodologia
Os métodos usados para realizar este trabalho será uma tabela – presente no documento de SPDA, no website que será apresentando na referência bibliográfica – de classificação e a análise superficial do local onde moro.
3. O que é um SPDA e para que serve? Breve introdução ao assunto.*
É um sistema de proteção contra raios que tem por objetivo escoar para o solo, no caminho mais curto e mais eficiente possível as descargas atmosféricas que eventualmente atinjam a edificação onde estão instalados, reduzindo os riscos de vida e de danos materiais. Portanto, o principal objetivo de um SPDA é a proteção patrimonial e a de segurança que proporciona as pessoas que estão no interior de determinado ambiente.
A eficiência do sistema está diretamente relacionada com o nível adotado pela construção. Por isso, deve haver um projeto prévio e que um profissional analise criteriosamente as necessidade de determinada edificação.
Constituição de um SPDA – É constituído pelos sistemas de captação, descidas, anéis de cintamento (para prédios altos) aterramento e equipotencialização, que consiste em interligar dois corpos para que possuam a menor diferença de potencial elétrico entre si.
4. Análise residencial
A partir da análise da tabela apresentada pela NBR 5419 /SPDA, algumas considerações são importantes de serem destacadas. Para introduzir-te ao assunto, é necessário que haja o entendimento dos níveis de proteção, tais níveis serão os fatores decisivos no momento da contrução e dependendo do caso, a implantação ou não do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
* No nível 1 temos materiais perigosos que podem provocas contaminação de pessoas e meio ambiente ou