Jovens e Adolescentes Nutrição
A adolescência é um período exigente do desenvolvimento humano onde ocorrem transformações fisiológicas, psicológicas e cognitivas, durante a qual a criança se transforma num adulto. Nesta fase de intenso crescimento e desenvolvimento físico e psíquico, é exigido um aumento das necessidades nutricionais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde a adolescência compreende a faixa etária que vai dos 10 aos 19 anos. Caracteriza-se por mudanças físicas aceleradas e características da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infância. Essas alterações surgem influenciadas por factores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos.
Principais alterações durante o crescimento e desenvolvimento na adolescência:
· Alterações fisiológicas, relacionadas com a puberdade, que influenciam o crescimento e proporcionam diversas alterações corporais que vão afectar directamente as necessidades nutricionais.
· Alterações psicológicas, nomeadamente o desenvolvimento da autonomia e a construção da identidade, que vão influenciar directamente as suas escolhas alimentares e moldar os seus hábitos de vida.
· Alterações cognitivas, em que a sua capacidade de elaboração de raciocínio se torna cada vez mais complexa.
NECESSIDADES NUTRICIONAIS
Esta fase é de intenso crescimento e desenvolvimento físico e psíquico, exigindo um aumento das necessidades nutricionais. Deve encontrar-se um equilíbrio entre a satisfação destas necessidades nutricionais e os gastos físicos diários. A adopção de estilos de vida menos saudáveis poderá ter consequências negativas na sua saúde, por isso este deve procurar ter uma alimentação saudável e praticar actividade física.
ENERGIA
Nesta etapa o que nutricionalmente pode merecer mais atenção é a quantidade de energia diária necessária, que, nesta fase da vida, varia consideravelmente entre sexos, de acordo com a taxa de velocidade de crescimento,