Jovem aprendiz
JOVEM APRENDIZ
Equipe:
Andreza
Rafael Araújo
Willames Tavares
Sumário
1. Introdução ........................................................................................... 2. O que é um jovem aprendiz? .............................................................. 3. Diferenças entre aprendiz e estagiário ............................................... 4. Direitos e deveres no contrato de aprendiz ......................................... 5. Vantagens para as empresas .............................................................. | 0304050608 |
INTRODUÇÃO
Em tempos de mão-de-obra escassa com boa qualificação, a formação técnico-profissional de jovens é de grande importância para sua inserção no mercado de trabalho. Essa capacitação amplia sua possibilidade de conseguir um emprego e, principalmente, estar pronto para alçar degraus nesse mercado.
Nesse contexto, Trazer profissionais cada vez mais cedo para o mercado de trabalho é importante, já que a concorrência aumenta a cada dia. Por este motivo, muitos jovens procuram se especializar. E, uma das alternativas para que esses jovens sejam inseridos no mercado, são os Projetos de Menor Aprendiz.
A aprendizagem no Brasil, regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho, no capítulo referente ao trabalho do menor, passou por um processo de modernização com a promulgação das Leis nºs 10.097/00 e 11.180/05, esta última responsável por estender até 24 anos a faixa etária dos aprendizes. O processo visa preparar o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no universo corporativo.
Contratar menores aprendizes é uma prática cada vez mais corrente nas organizações. Seja para cumprir a Lei de do Aprendiz ou pelo excelente investimento. No entanto, mais do que isso, felizmente as empresas estão conscientes da importância de incluir os jovens no mercado de trabalho cada