Jornalista
Resenha: Significado da Cultura.
Santos, José Luiz dos. O que é cultura. 14ª Ed. São Paulo. Editora Brasiliense, Coleção primeiros passos, 1996. A cultura sempre foi objeto de análise, pois interfere muito na mentalidade dos indivíduos e muda ao longo da história e obtendo vários sentidos. Ao longo do livro O que é cultura, de José Luiz dos Santos, Editora Brasiliense, vemos as variantes, formação e expoentes da cultura. A intenção do autor é mostrar que a história do homem é marcada por uma convivência de múltiplas culturas, a observação dessas é muito importante, pois provoca o grande debate em relação ao contexto que vivemos em sociedade.
Ao discutimos sobre cultura temos sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e multiplicidade de formas de existência. Assim, cultura diz respeito á humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos. É sempre fundamental entender os sentidos que uma realidade faz para aqueles que a vivem. (referida obra, pag.7-8) A cultura não é um resultado do passado, mesmo que essa tenha por etapas consecutivas no passado e tenha sofrido ataques devidos não respeitar as formas internas e o relativismo, “segundo essa visão, na avaliação de culturas tudo é relativo”, enfatizando esses pontos com a história e a sociedade, é importante considerar a diversidade cultural interna, as diversidades inclusas dentro de diferentes culturas.
Mas mesmo com preocupação, e com metodologias de pensamento para uma possível definição clara e unificada da cultura não se chegou a um consenso geral, pois essa classificação englobaria realidades sócias bem distintas, provocando um grande choque e no texto cultura referem-se ao conhecimento, ideias, crenças e maneiras como elas existem na vida social.
Por isso o autor dividiu em dois critérios para tentar explicar as ações da sociedade: no primeiro critério a população hierarquiza-se e a partir disso usa a