Jornalista
Nos dias atuais é possível observar que para atingir os seus objetivos, as organizações empresariais necessitam de estrutura e de organização em todos os seus departamentos. Oliveira (2009, p.63), menciona que a instituição capaz de construir uma estrutura organizada e bem distribuída apresenta mais condições de atingir desenvolvimento e sucesso. Araújo (2010) aponta que a organização da empresa é a ordenação todos os setores e recursos de forma equilibrada, com o objetivo de atingir as metas estipuladas ou traçadas no planejamento das atividades em cada etapa, processo ou função. Araújo (2010, p. 252) ressalta que o ser humano é peça fundamental no aperfeiçoamento, crescimento e desenvolvimento da organização, bem como para o desenvolvimento das funções, interligação e comunicação eficaz entre os departamentos. As funções que os empresários exercem também devem ser interligadas.
A organização ou interligação dessas funções é ciclo do planejamento, organização, direção e controle, o que possibilita acompanhar o desenvolvimento de cada tarefa e o alcance das metas estabelecidas. Para isso percebe-se a necessidade de organizar as funções e atividades, informações de todo quadro funcional da empresa, medir o desempenho nos diversos setores e estabelecer condições motivadoras para na realização das atividades.
Observa-se a presença de estrutura formal e de estrutura informal em toda e qualquer organização empresarial. A estrutura a formal é representada pela empresa através do seu organograma (OLIVEIRA, 2009, p. 65). Oliveira destaca que, no meio corporativo, as estruturas informais são aquelas que germinam sem planejamento prévio entre os grupos de profissionais na empresa (2009, p.68). O autor lembra ainda que, entre as funções do gestor está o trabalho de observar e utilizar os pontos positivos de cada estrutura. No caso de estruturas informais percebe-se a possibilidade de