Jornalismo
A aldeia Tekoa Payau, está localizada próximo ao Pico do Jaraguá no município de São Paulo. Atualmente conta 125 famílias, com uma população de aproximadamente 650 índios, dos quais quase 400 são crianças.
O Ari, que orienta os destinos da aldeia, juntamente com um conselho representativo formado em sua maioria por anciões.
Como a aldeia está localizada dentro de uma grande metrópole, muitos são os problemas relacionados a interferência branca em seus usos e costumes, além da absoluta carência de recursos naturais para subsistência da população.
Os recursos necessários à sua sobrevivência provém da ajuda do governo e dos órgãos competentes que disponibilizam doações.
Entre as principais dificuldades vividas pelos índios estão:
1. A falta de demarcação de suas terras - tendo um processo em aberto na justiça em Brasília, onde tentam tirar as terras dos indígenas, isso os impede de construir qualquer moradia de alvenaria fazendo com que eles tenham que morar em barracos improvisados.
2. A falta de sinalização na estrada - o que tem causado diversos acidentes tanto com pessoas quanto com os animais que lá vivem.
3. A quantidade de animais abandonados – a cada dia tem aumentado drasticamente o número de animais abandonados na porta da aldeia, entre eles cães e gatos, que são deixados pelos brancos para os índios cuidarem.
A vida destes animais na aldeia é muito triste, falta o básico: comida. São mais de 400 animais que não tem o que comer, não tem onde se abrigar do frio e da chuva, quem adoecem, morrem antes mesmo de serem socorridos.
Os índios fazem o que podem, tentam dividir a comida, dar abrigo, mas infelizmente eles não tem nem para o próprio