Bullying na escola envolvendo crianças obesas do sexo feminino
CURSO DE PSICOLOGIA
CLAUDIA VASQUEZ
DANILO GOMES DA SILVA
GABRIELA DA SILVA
IZABELLA DE CASTRO GUELFI
PAULO DA SILVA BRAZ
BULLYING NA ESCOLA ENVOLVENDO CRIANÇAS OBESAS DO SEXO FEMININO
UMUARAMA
2013
CLAUDIA VASQUEZ
DANILO GOMES DA SILVA
GABRIELA DA SILVA
IZABELLA DE CASTRO GUELFI
PAULO DA SILVA BRAZ
BULLYING NA ESCOLA ENVOLVENDO CRIANÇAS OBESAS DO SEXO FEMININO
Trabalho acadêmico do 1º Bimestre da disciplina de Pesquisa social do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR.
Orientação da Prof.ª Maria Adelaide.
UMUARAMA
2013
OBESIDADE INFANTIL
A obesidade, segundo Luiz (2005), se enquadra nos problemas de saúde pública, e é muito frequente dentre os transtornos nutricionais infantis. “A obesidade infantil é definida, como nos adultos, por um acúmulo excessivo de massa de gordura” (FRELUT & NAVARRO, 200 apud LUIZ et al. 2005, p. 371). Spada (2005) apresenta a obesidade como um problema crônico que representa, nos dias de hoje, uma epidemia em todos os países ditos industrializados.
“Nos países desenvolvidos, a obesidade infantil atinge proporções epidêmicas, começando a substituir a desnutrição e as doenças infecciosas, tornando-se fator significativo em problema de saúde” (BROWNELL & O’NEIL, 1999 apud LUIZ et al. 2005, p. 371). Segundo os mesmos autores, todos os países industrializados sofrem o drama do aumento dos índices de obesidade infantil, talvez os maiores contribuintes para tal realidade sejam o consumo excessivo de alimentos somada com a inatividade física.
Segundo a pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008-2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organizacao Mundial de Saude (OMS) e pelo Ministério de Saúde (Ministério de saúde, 2012). De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome