jornalismo
2ª GERED – MARAVILHA/SC
EEB JOSÉ MARCOLINO ECKERT
JORNALISMO
Gabriel Gustavo Tonatto
Pinhalzinho/SC
2015
RESUMO
Jornalista, uma das mais importantes profissões. Pois é a ele que cabe, muitas vezes, o papel de informar, entreter e criar opiniões sobre os mais diversos assuntos, sejam eles da sua cidade, país estado, ou do mundo. Nesse trabalho, pretendo me aprofundar mais sobre essa carreira, desde o início, na faculdade, até a aposentadoria.
PRINCIPAIS AREAS DE ATUAÇÃO – jornal
– Revista
– TV
– Rádio
– Internet (blogs, sites, etc..)
FACULDADE DE JORNALISMO
No Brasil, existem 233 faculdades de jornalismo, com 27.500 vagas por ano e cerca de 38.300 candidatos. Cerca de 1,39 candidato por vaga. O curso de jornalismo dura 4 anos e o estágio não é obrigatório. não é mais necessário o diploma da faculdade de jornalismo para exercer a profissão.
MAS E DEPOIS DA FACULDADE? No início de carreira, o jornalista faz praticamente as mesmas coisas que fez (ou não) no estágio, com a diferença de que os jornalistas profissionais podem assinar matérias
E QUANTO AO SALÁRIO?
O salário de um jornalista iniciante pode variar entre 900 reais até 2,5 mil reais, sendo que o salário de um jornalista no seu auge pode ser bem elevado, variando de $15 mil a $20 mil.
MAS DE QUE FORMA O JORNALISMO TRABALHA COM A SUSTENTABILIDADE?
Bem, o jornalista pode ajudar a sustentabilidade de várias formas: denunciando empresas e pessoas que agridem o meio ambiente, alertar as pessoas quanto aos problemas da fauna e da flora, etc...
FONTES:
-blog desilusões perdidas: http://desilusoesperdidas.blogspot.com.br/
-ultimo segundo IG: http://ultimosegundo.ig.com.br/
-e os meus conhecimentos sobre o jornalismo