jornalismo
Jornal Impresso II Resenha dos trabalhos Guia para edição Jornalistica
Todos os trabalhos tiveram uma apresentação muito boa, alguns não tão bem, mas o tema fala sobre o 'Guia para edição jornalística' que è mais uma obra da coleção Fazer Jornalismo, que introduz o debate sobre a forma de trabalhar do jornalista. Não pretende dizer o que é certo errado, mas esclarecer certas dúvidas pertinentes para esses profissionais. A rotina diária do jornalista, esteja ele trabalhando em veículos de comunicação ou em extra-redação é muito corrida, portanto aperfeiçoar o trabalho se torna uma missão quase impossível. O autor descreve a infância conturbada de Sandro do Nascimento, que viu sua mãe ser esfaqueada ate a morte. Passou a viver na rua e escapou da morte no assassinato da Candelária, crime com repercussão em todo o mundo.
O livro aborda que a decisão do que pode virar noticia nos meios de comunicação, depende do caráter do jornalista, da organização em que trabalha e dos valores da comunidade profissional envolvida. O tempo para o jornalista e diferente do tempo de outros profissionais, e fica bem entendido quando cita na Ordem do Tempo para o jornalista na edição diária do jornal. Os veículos de comunicação se preparam para uma rotina diária mais também tem que ter capacidade gerencial, administrativa e organizacional.
Todo jornal tem que ter seu próprio editorial que define a linha do jornal, o primeiro critério a ser adotado. Na seqüência o formato, a cobertura territorial e a distribuição. Por fim, a concorrência e o retorno financeiro, depois vêm a diagramação item fundamental no jornal, nunca e aleatória. Ela sempre vai definir a personalidade do editor. Diagramar e tomar uma posição que transforma o