atlas de anatomia
Descrição dos ossos que compõem a Coluna Vertebral
Coluna cervical – Formada por 7 vértebras, é a mais flexível.
Faz os movimentos do pescoço, como inclinar a cabeça.
Coluna torácica – Composta por 12 vértebras. Fica no meio da coluna e atua também no processo de respiração.
Coluna lombar – Formada por 5 vértebras. É a região da coluna que recebe a maior pressão nos movimentos do corpo, sendo a mais prejudicada pelas posturas erradas.
Coluna sacra – Com 5 vértebras fundidas em um só osso (sacro).
Este osso é seguido pelo cóccix, que é formado por 4 vértebras (unidas num só osso) e fica na porção final da coluna.
Crânio
Descrição dos Ossos que compõem o crânio
Osso Frontal é um osso ímpar do crânio que forma a calota craniana.
Osso occipital é um osso membranoso em forma de disco situado na parte traseira (posterior) e inferior do crânio. Possui uma abertura oval, o foramen magnum, por meio do qual a cavidade craniana comunica-se com a coluna vertebral.
Ossos parietais são um par de ossos que formam a parte superior da calvária craniana protegendo o lobo parietal do cérebro. Fazem parte da composição do neurocrânio no esqueleto axial.
Osso temporal é um osso par que forma as laterais do crânio ou têmporas. Situa-se lateralmente a caixa craniana.
O osso esfenóide é um osso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital.
Descrição dos Ossos que compõem a face
Os ossos nasais são dois pequenos ossos finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme a origem da pessoa e sua idade. Eles estão dispostos lado a lado (geminados) na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, "a ponte" do nariz. Cada um tem duas superfícies e quatro bordas.
Osso maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular.
Osso