Jornalismo
Marcos Paulo MACHADO²
Vinícius AQUINO³
Ludmila MATOS4
Universidade Ceuma
RESUMO
O presente paper traz as experiências de ensino e aprendizagem que a professora e os alunos obtiveram com a disciplina de Fotojornalismo do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Ceuma. Além de pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, o objetivo do trabalho foi mostrar o processo de gravação realizado pelos alunos do 3º período do curso de Jornalismo para obtenção de nota na disciplina Rádio e TV desta IES.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia, fotodocumentalismo, processo de gravação.
INTRODUÇÃO
O estudo da fotografia, no curso de Jornalismo, contribui para a formação dos alunos, formando profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas da comunicação. A teoria, aliada à prática, prepara os estudantes para o mercado de trabalho.
A busca pelo melhor ângulo, pela melhor luz, pelo melhor ambiente, os fotógrafos se dedicam ao máximo para registrar algo que ficará guardado para sempre. O jornalista busca informação. É um correr incessante, um garimpo, um desejo de ser responsável por algum pensamento, alguma reflexão. Os estudantes se dedicam ao máximo para guardar todos os ensinamentos, mas com a vontade e a humildade de querer sempre mais e mais.
Apesar de a disciplina para a qual o trabalho foi realizado chama-se Fotojornalismo, é importante destacar que a atividade desenvolvida pela dupla é de um fotodocumentalismo. Há ainda um outro traço que pode distinguir o fotojornalismo do fotodocumentalismo. Geralmente, um fotojornalista fotografa assuntos de importância momentânea, assuntos da actualidade “quente”. Já os temas fotodocumentalísticos são tendencialmente intemporais, abordando todos os assuntos que estejam relacionados com a vida à superfície da Terra e tenham significado para o homem. Esta noção ampliou o leque de