filosofando
02. Comente a afirmação de André Comte – Sponville: “conhecer é pensar o que écomoé”. Qual a ideia de conhecimento e qual a verdade que estão implícitas nessa frase?
03. Quais as limitações de conhecimento concreto?
04. Quais as vantagens e as limitações doconhecimentoabstrato?
05. Volte aos conceitos de ceticismo e dogmatismo discutidos no início da apostila e explicite a possibilidade de conhecimento e o tipo de verdade envolvidos em cada uma dessasposições.06. Depois de fazer a síntese (entendimento/compreensão) do item 4 na (1ª questão), “conhecimento, pensamento e linguagem”, explique a seguinte afirmação de Wittgenstein:”Os limites da minhalinguagemdenotam os limites do meu mundo”.
RESPOSTAS
1. O que é conhecimento
Esforço psicológico pelo qual procuramos nos apropriar intelectualmente dos objetos;
Quando falamosemconhecimento, podemos nos referir ao ato de conhecer ou ao produto do conhecimento;
Assim, o conhecimento se faz pela relação contínua entre intuição e razão, entre vivência e teoria, entre concretoeabstrato.
Isso equivale a dizer que o conhecimento é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. É importante frisar, entretanto, que o que seentende porconhecimento e verdade tem assumido formas diferentes, dependendo da maneira pela qual os filósofos explicam como se dá nosso contato com as coisas que nos cercam para tentar compreendê-las.Issosignifica que a razão é histórica.
O verdadeiro conhecimento se dá dentro do processo dialético e ida e vinda do concreto para o abstrato, processo esse que jamais tem fim e que vai revelando omundohumano na sua riqueza e diversidade.
2. As várias formas da verdade
Mesmo no estado de certeza diante da verdade, o homem interroga sobre os fundamentos desta certeza.