distúrbios da tireoide
ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
CURSO DE MEDICINA
Distúrbios da Tireóide
Araguaína – TO
Novembro – 2013
Aline Bonfanti
Anny Karoliny Monteiro dos Santos
Dhamayara da Cunha Ferreira
Eduarda Carmo Ciglioni
Fernanda Lima Nogueira dos Santos
Giovana Figueira Buccar
Hilda Mariana Clementino
Samira Soledade
Distúrbios da Tireóide
Trabalho apresentado como requisito para obtenção parcial de nota no 1º período do curso de Medicina do FAHESA / ITPAC, da disciplina de Bioquímica ministrada pelo Prof.º Drº Ricardo Guerra.
Araguaína – TO
Novembro– 2013
1. Introdução
A importância da tireóide deve-se ao fato de que a maioria das células corporais possuem receptores para os hormônios tireóideos, T3 e T4 exercem seus efeitos por todo corpo. Estes hormônios elevam a taxa metabólica basal do corpo (TMB), ou seja, a taxa de consumo de oxigênio em repouso, depois de um jejum na noite anterior. A TMB aumenta devido à síntese e ao uso aumentado de ATP. (TORTORA; GRABOWSKI, 2006)
À medida que as células usam mais oxigênio para produzir mais ATP, uma quantidade maior de calor é desprendido e a temperatura corporal aumenta. Desse modo, os hormônios tireóideos desempenham um papel importante na manutenção da temperatura normal do corpo. Esse hormônios são responsáveis também por estimular a síntese de proteínas, aumentar o uso de glicose e ácidos graxos para a produção de ATP, aumentar a degradação de triglicerídeos e intensificar a excreção do colesterol, consequentemente reduzindo assim o nível de colesterol do sangue. (TORTORA; GRABOWSKI, 2006)
Juntamente com a insulina e os fatores de crescimento semelhantes à insulina, os hormônios tireóideos estimulam o crescimento corporal, particularmente o crescimento e o desenvolvimento do sistema