Teoria dos Sistemas
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
PROFESSOR: ROGÉRIO SILVA
ALUNOS: ELIANE, JULIANA E KARINE
TEORIA DOS SISTEMAS
FLORIANÓPOLIS, SC.
2008
Introdução:
A teoria de sistemas é um ramo específico da Teoria geral dos Sistemas (TGS). A TGS se originou através dos trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, por volta de 1950, com o propósito de criar teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade sem caráter científico (CHIAVENATO, 2000). É nesta Teoria que será possível perceber um esquema teórico maduro, que propicia condições básicas para a integração sonhada pelos teóricos organizacionais (CARAVANTE et al., 2005, )
Conceitos: - Sistema é o conjunto de partes organizadas que interagem entre si para funcionarem como um todo, a fim de alcançar um propósito comum (DAFT, 2006);
- Sistema é um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade (CHIAVENTO, 2000);
- Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada (CHIAVENATO, 2000).
Conceitos de Organização:
Segundo Schein (apud, CHIAVENATO, 2000, p.547) :
- A organização é um sistema aberto, em constante interação com o meio, recebendo matéria prima, pessoas, energia e informações e transformando-as ou convertendo-as em produtos e serviços que são exportados para o meio ambiente;
- A organização é um conjunto de subsistemas em interação dinâmica uns com os outros.
De acordo com Chiavenato (2000, p.544-545), a teoria de Sistemas introduziu-se na teoria administrativa por várias razões:
a) Síntese e integração das teorias que a precederam
b) Abordagem holística – a totalidade representa mais do que a soma de suas partes, por essa