ciclovias
DOUGLAS BRITO, JEVERSON MIRANDA, SALED NASCIMENTO
CICLOVIAS
OPÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA DE MANAUS
MANAUS – AM
DOUGLAS B. BACELAR JERVERSON A. MIRANDA
SALED S. NASCIMENTO
CICLOVIAS
OPÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA DE MANAUS
Projeto de pesquisa apresentado a Universidade Nilton Lins sob a orientação da Professora
Rosana Miranda Rocha
MANAUS – AM
Sumário
Resumo
Em regiões metropolitanas, onde já se tem um sistema viário consolidado e um trânsito que, normalmente, beira o caos, o grande desafio é encontrar maneiras de amenizar os congestionamentos com alternativas que possibilitem um acesso mais rápido, principalmente em pequenas distâncias. As ciclovias surgem como uma alternativa dentro deste principio. Cidades de diversos países investiram neste modal de transporte e, mesmo não resolvendo os problemas do trânsito, melhoraram as condições de locomoção e diminuíram o tempo de viagem de muitos habitantes, além de criar condições favoráveis à saúde e bem estar das pessoas. Manaus elaborou um plano cicloviário, mas que ainda não foi em sua maioria implantado. Esta pesquisa buscou como objetivo, ressaltar o uso da mobilidade ciclística como meio de transporte.
Introdução
O trânsito ocupa um papel fundamental na vida social e econômica da população mundial, na medida em que envolve no dia-a-dia o direito de ir e vir de cada cidadão, satisfazendo suas necessidades e bem estar assim como da comunidade em que vive.
Diversos são os meios de locomoção por via terrestre que beneficiam o cidadão. Tais dinâmicas caracterizam o trânsito urbano regional e nacional.
Pedestres, ciclistas e motociclistas são menos protegidos. Correm maiores riscos do que os motoristas e os passageiros de carros e grandes veículos sendo denominados por especialistas de trânsito como usuários vulneráveis das ruas.
Os índices de acidentes