Jornalismo
Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.
Com as rápidas mudanças nos meios de comunicação, fecham-se postos de trabalho na imprensa tradicional, como jornais e revistas, mas abrem-se novas vagas nos meios on-line
As disciplinas básicas incluem língua portuguesa, economia e teoria da comunicação. E entre as matérias específicas constam jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto e novas tecnologias de comunicação. Salário inicial: R$ 2.190,18 por 5 horas diárias em jornais ou revistas da capital paulista; R$ 2.455,00 por assessoria de imprensa, na capital (fonte: Sindicato dos
Jornalistas Profissionais no Estado de São
Paulo).
Comunicação digital multimídia
Criar, montar, implantar e cuidar da manutenção de websites, intranets e extranets.
Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas.
Administrar conteúdos na internet.
Comunicação empresarial
Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicosalvo, como funcionários, fornecedores, clientes, governo, entidades, a fim de divulgar o nome da empresa, seus valores e produtos.
Edição
Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final em veículos impressos e na internet, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas em rádio e TV, combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.
Fotojornalismo
Fotografar cenas reais, pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais, revistas ou internet.
Reportagem
Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.