Jornalismo
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global. |
O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que tem compromissos mais rígidos para a redução de emissão dos gases que agravam os problemas no nosso planeta. Tal protocolo foi ratificado no dia 15 de março de 1998. O protocolo de Kyoto foi criado logo após o planeta terra apresentar reações às emissões de gases poluentes, tais gases que são os causadores do efeito estufa e do aquecimento global.
O Protocolo de Kyoto entrou em vigor oficialmente no dia 16 de fevereiro de 2005, muito tempo depois de ter sido assinado em Kyoto, no Japão, em 1997. De acordo com o protocolo de Kyoto as nações se comprometem a reduzir a emissão dos gases causadores dos efeitos devastadores no nosso planeta em 5,2%. Os gases que estão ligados diretamente ao aquecimento global e o efeito estufa são gases como ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono. Esses gases causam uma camada de poluentes, que dificilmente dispersa, causando assim os efeitos devastadores.
Nos últimos anos foram listados os 10 países que mais poluem, veja a lista abaixo:
China Japão
Estados Unidos Alemanha
Rússia Canadá
Índia Reino Unido
Brasil Coréia do Sul
Os Estados Unidos é um dos países do primeiro mundo e sua poluição é uma das maiores em cerca de 69,0%, logo seguido da China. Segundo a agência de Administração de Informação da Energia, os Estados unidos só ira aumentar sua poluição em 2011.
As emissões desse gás de efeito estufa nos EUA devem crescer 1,5% neste ano, chegando a