Hidreletricas automatizadas
As hidroelétricas, são estruturas construídas para produção de energia elétrica. Seu princípio se baseia na conversão de energia mecânica para elétrica. O responsável por essa transformação, é o gerador, que por sua vez, é movimentado por turbinas, através da passagem da agua por ela. Esta agua, para poder movimentar a turbina, necessita ter uma determinada energia, a qual será transportada para a turbina, no entanto, esta agua deve ser represada, o qual acumula energia potencial, e uma vez, que ela seja direcionada a um nível inferior, a energia potencial se converte em dinâmica e essa será transferida a turbina.
Após a geração, esta energia é convertida a tensões adequadas, transmitidas e novamente são transformadas para o consumo.
FONTE:http://asviagensdenaiade.blogspot.com/2010/08/itaipu_26.html
Figura 1.: Representação de uma usina
Para exemplo didático, utilizaremos como referencia a usina hidroelétrica de Itaipu. A qual desmembraremos suas principais partes envolvidas no processo de geração e distribuição.
a. Controle da vazão de rios de influência.
O rio Paraná é o principal formador da Bacia do Prata e o quinto mais extenso do mundo e o quarto em área de drenagem. E devido seu tamanho foi lhe dado o nome em tupi Paraná que quer dizer rio grande ou rio que parece oceano. Podendo chegar a vazão de 8000m³ /s noventa por cento de seu tempo como visto em tabela.
A bacia do rio Paraná abastece seis estados brasileiros e o D.F. Até a bacia do Iguaçu tem extensão de 820.000Km² , a mais de 57 usinas instaladas no seu decorrer tendo com uma das três maiores a de Itaipu. O seus principais afluentes são rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema e com passagem em alguns trechos urbanos como São Paulo, Curitiba e Campinas gera uma grande pressão hídrica. Técnicos de hidrologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Epagri, em