Arista
A seguir relaciona as maiores hidrelétricas do Brasil segundo o potencial energético.
Itaipu - é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, no qual tanto o Brasil quanto o Paraguai eram governados por ditaduras militares, Itaipu é, hoje, a primeira maior usina geradora de energia do mundo. Capacidade: 14.000 MW, altura 196 m, extensão 7,919 m. área alagada 1350 km².
Belo Monte - A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, no estado brasileiro do Pará, nas proximidades da cidade de Altamira.1 2 3 4Sua potência instalada será de 11.233 MW; mas, por operar com reservatório muito reduzido, deverá produzir efetivamente cerca de 4.500 MW. Inauguração prevista fevereiro de 2015, área alagada 516 km².
São Luiz do Tapajós - A Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós é uma usina hidrelétrica em projeto no Rio Tapajós, no Pará. A previsão é de que a capacidade instalada da usina, quando concluída, seja de 8.381 MW, constituindo-se como a maior do Complexo do Tapajós. Usinas-plataformas funcionam de forma mais automatizada e não são ligadas por estradas. O acesso dos funcionários terá que ser feito por helicóptero2.
Erros Problemas ambientais!
Pesquisador Alexandre Kemenes ( programa experimento de Grande escala da Biosfera-Atmosfera da Amazonia) afirmou.
O professor doutor Samuel Branco, declarou que “ parte da amazonia ira morrer”, balbina representa o caso de hidrelétricas construídas em áreas de densa vegetação que leva á morte grande parte da vegetação, na qual a matéria orgânica vegetal sofre um processo de decomposição, com grande consumo de oxigênio. A falta de oxigênio pode determinar a morte da fauna aquática e a produção de gás sulfídrico, e, consequentemente, o ambiente torna-se anaeróbio.
A madeira da área do reservatório de Balbina, lamentavelmente