Pousada dos turistas
Contudo, outro estudo, desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado em março do ano passado, posicionou o Brasil em 52º lugar no ranking de competitividade no turismo, entre 139 países analisados. Ou seja: os turistas gostam de nossa terra e de nosso povo, mas se preocupam bastante com a ausência de infra-estruturas de transporte terrestre e aeroportuário adequados, com a violência e a falta de mão de obra qualificada. O governo brasileiro, ciente da importância de reparar a situação, está trabalhando em melhorias na infra-estrutura de transportes e restauração e ampliação de parques, monumentos, áreas de lazer e alimentação, oferecendo cursos a diversos empreendedores, como o de língua inglesa para taxistas, garçons e garis, totalmente gratuitos.
Os futuros eventos globais confirmados a ocorrerem aqui, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, evidenciam a necessidade de inovação e de reinvenção de vários setores comerciais em nosso país, inclusive o hoteleiro, para beneficiar não somente o turismo internacional, mas também o doméstico, a fim de conquistar os nossos próprios compatriotas.
Embora a maior parte de investimentos e de negócios seja efetuada juntamente às grandes redes hoteleiras, as pousadas e as hospedarias menores são responsáveis por uma significativa parcela da oferta de alojamento em todo o planeta. E, diante deste momento e da boa resposta econômica do Brasil em relação à crise mundial de 2008, o setor deve crescer ainda mais.
O desejo dos consumidores é experimentar