Voce
O PARAÍSO DA ILHA
www.espm.br/centraldecases
Central de Cases
O PARAÍSO DA ILHA
Preparado pelo Prof. Marcus S. Piaskowy, da ESPM-SP.
Recomendado para as disciplinas de: Marketing de Serviços.
Este é um caso fictício, cuja elaboração é de exclusiva responsabilidade do autor.
Desenvolvido unicamente para fins de estudo em ambiente acadêmico. Eventuais semelhanças com fatos reais terá sido mera coincidência. Direitos autorais reservados ESPM.
Janeiro 2010
www.espm.br/centraldecases
RESUMO
Este caso fictício fala sobre um jovem empresário que adquire uma pousada na Ilha do
Mel e agora busca formas de se diferenciar dos concorrentes e atrair turistas estrangeiros.
PALAVRAS-CHAVE
Atendimento, serviços, hotelaria, marketing turístico.
| Central de Cases
3
Maurício acabara de desembarcar e olhava para a praia praticamente deserta. Parecia o paraíso na terra. Areia branca, o mar tranquilo, no horizonte apenas outras ilhas, o farol das Conchas à sua direita e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres à esquerda. A Ilha do Mel sempre causava uma boa impressão em quem gostava de natureza. Localizada na entrada da Baía de Paranaguá, litoral norte do Paraná, município de Paranaguá, a ilha conta com 27,6 quilômetros quadrados de areias brancas, vegetação nativa e nenhum veículo automotor. Mesmo em época de pico, alto verão, sua essência não é afetada. A visitação está limitada a cinco mil pessoas e nada mais.
O controle é feito em Pontal do Paraná, no continente, de onde partem os barcos de transporte de passageiros. Listada no Lonely Handbook, guia utilizado por turistas descolados na Europa, a Ilha do Mel atrai turistas das mais diferentes partes do mundo. São suíços, suecos, chilenos, norte-americanos e brasileiros espalhados nas pousadas e campings, que mais lembram a torre de Babel. Quem vem até a Ilha procura sossego, contato com a natureza e deve preparar-se para encontrar um lugar rústico