Trabalhos
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Alisson Batista, Natálya Bento, Vinícius Andrade e Vinícius Oliveira
RESUMO
Esse trabalho tem por finalidade aferir os valores de resistência nos diferentes resistores, se estes estão dentro da amplitude de tolerância fornecida pelo fabricante. Para isso foram realizadas três medidas de cada resistor com ohmímetro do osciloscópio Hantek DSO1200. Os testes de hipótese foram formulados a partir da distribuição T student , verificando desta forma se as especificações são cumpridas.
Foram aferidos resistores de 51MΩ, 10MΩ, 5MΩ, 1MΩ, 510kΩ, 100kΩ, 51kΩ, 10kΩ,
5kΩ, 1kΩ, 510Ω, 100Ω, 51Ω, 10Ω, 5Ω, 1Ω , 0,1Ω. Através dessas medidas foram feitos testes de hipótese num nível de significância de 95%.
Palavras chaves: teste de hipótese, resistor, resistência, tolerância, distribuição student.
1 INTRODUÇÃO
A eletricidade pode ser definida como um fenômeno que acontece naturalmente por meio de cargas (prótons e elétrons) que estão presentes em qualquer objeto existente [1]. Um mecanismo que é utilizado para controlar uma corrente elétrica que passa por um circuito são os resistores. 1.1 RESISTORES
Os resistores como expressado anteriormente é um mecanismo que controla a corrente elétrica de um circuito, ele transforma a energia elétrica recebida em energia térmica. Esses resistores estão presentes em muitos eletrodomésticos do nosso dia a dia, como por exemplo, em chuveiros elétricos, aquecedores, televisão, entre outros. Uma das principais propriedades que os resistores apresentam é a resistividade que varia de acordo com o material [2].
De acordo com a norma da ABNT, no Brasil os resistores são representação como mostra a Figura 1.
Figura 1: Representação gráfica de um resistor.
A resistência elétrica de um resistor é proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional à seção transversal