A energia hidrel trica
A energia hidrelétrica (ou hídrica), de forma mais geral, é a energia gerada pelo aproveitamento da energia potência e cinética das correntes de água em rios ou mares. Por mais que exista popularização das usinas hidrelétricas situadas em represas para aproveitar a quedas de água, como a usina de Itaipu (anexo 1), hoje existem novos tipos de usinas como a usina de ondas do Pecém (anexo2), que também estão classificadas na categoria.
Histórico
Por mais que a humanidade use a força da água para a produção de energia mecânica desde as primeiras civilizações, a primeira hidrelétrica do mundo foi construída no final do século XIX – quando o carvão era o principal combustível e as pesquisas sobre petróleo ainda engatinhavam – junto às quedas d’água das Cataratas do Niágara. Na mesma época, e ainda no reinado de D. Pedro II, o Brasil construiu a primeira hidrelétrica, no município de Diamantina, utilizando as águas do Ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha, com 0,5 MW (megawatt) de potência e linha de transmissão de dois quilômetros.
Funcionamento
Os mecanismos de funcionamento nas usinas hidrelétricas que utilizam represas são de fácil compreensão. A energia potencial, existente entre o nível do reservatório antes da barragem e o nível do rio após a barragem transforma-se em energia cinética, através da água que faz girar a turbina. A turbina está ligada por um eixo a um gerador de energia elétrica que, que consequentemente, também entra em movimento. No gerador a energia cinética, ou energia mecânica, é transformada em energia elétrica. A energia elétrica produzida vai para uma subestação de onde é transmitida para os centros de consumo. (ilustração no anexo 3). Porem nessas usinas as obras civis – que envolvem tanto a construção quanto o desvio do rio e a formação do reservatório– são tão ou mais importantes que os equipamentos instalados. Ao contrário do que ocorre com as usinas termelétricas (cujas instalações são mais simples).