Gera o e Distribui o de Energia Hidrel trica no Brasil e os fen menos F sicos envolvidos
557 palavras
3 páginas
Geração e Distribuição de Energia Hidrelétrica no Brasil e os fenômenos Físicos envolvidosA energia hidrelétrica – principal fonte de geração de energia elétrica no Brasil – tem na sua produção uma série de explicações físicas essenciais para a sua obtenção. A água armazenada no reservatório entra em reservatórios inclinados, ganhando velocidade devido à força gravitacional – tem-se ai a energia potencial. Logo após essa água entrará em contato com o rotor da turbina, que é composto por uma série de paletas. Essa energia Potencial será transformada em energia mecânica, fazendo o rotor girar. As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador1, que é responsável pela transformação de energia mecânica em elétrica².
Isso ocorre por que dentro do gerador ocorre o fenômeno da indução eletromagnética, pois a rotação da turbina faz o condutor dentro do gerador se movimentar através de um campo magnético, de intensidade variável, induzindo assim uma corrente elétrica alternada no mesmo condutor. A importância de essa corrente ser alternada se deve ao fato da utilização de transformadores³, que elevam a tensão. O seu funcionamento é baseado na criação de uma corrente induzida no secundário, a partir da variação de fluxo gerada pelo primário. Além do mais, deve-se haver uma diferença de espiras nas bobinas dos dois terminais do transformador (entrada – saída) – para uma elevação de tensão deve-se ter uma quantidade maior de espiras na bobina da saída.
A utilização do transformador explica-se pela importância da elevação da tensão antes da distribuição pelas redes. Lembrando que a potência elétrica é o produto entre a tensão (volts) e a intensidade de corrente (P = V.i), é possível entender o motivo dessa solução técnica. A potência fornecida por uma usina hidrelétrica é muito grande, da ordem de milhões de watts e para transmiti-la é preciso que o produto V.i seja da ordem de milhões. Caso se optasse pela transmissão dessa energia em baixa tensão, a corrente teria